Gustavo Pessali

Sócio fundador, consultor e palestrante

#justiçasocial #práticasdescoloniais

Mestre em Sociologia Jurídica e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gustavo também possui formação complementar em Direitos Humanos pela Université de Lille, na França, e na Universidad de Buenos Aires, na Argentina.

Formação acadêmica

Bacharelado em Direito
Universidade Federal de Minas Gerais
2009 – 2015 . Brasil

Formação complementar em Direitos Humanos
Universidad de Buenos Aires
2012 – 2012 . Argentina

Formação complementar em Direitos Humanos
Université de Lille
2012 – 2012 . França

Mestrado em Direito, Sociologia Jurídica
Universidade Federal de Minas Gerais
2017 – 2019 . Brasil

Experiências:

Gustavo Pessali dedicou os últimos 15 anos de sua vida à proteção e promoção de direitos humanos. Como advogado e consultor na área, tem experiência prática e teórica nos seguintes temas:

  • Direito à moradia adequada, na proteção e promoção de direitos de pessoas vivendo em comunidades com alto risco social – incluindo atenção especial aos direitos das crianças e adolescente, idosos, mulheres e pessoas com deficiência;
  • Proteção de povos e comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas em casos de risco sócio-ambiental;
  • Assessoria para organizações e movimentos em defesa dos direitos da população LGBTQIAP+;
  • Diálogo e mediação de conflitos entre grandes empresas e comunidades;
  • Elaboração de estudos técnicos e articulações orçamentárias e de políticas públicas para a promoção dos direitos da população negra;
  • Preservação do patrimônio histórico cultural material e imaterial;
  • Elaboração de projetos de lei e outros documentos normativos por meio de processos coletivos e interinstitucionais.

 

Em sua trajetória, Gustavo trilhou caminhos que perpassam o diálogo direto com pessoas e comunidades nos territórios, a articulação interinstitucional entre organizações sociais, Poder Público e grandes empresas, assim como organizações internacionais, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Sua capacidade articulatória e mediadora se consolidou em 6 anos de atuação como assessor jurídico-parlamentar nos âmbitos da Câmara Municipal de Belo Horizonte, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e da Câmara dos Deputados, sempre como consultor em direitos humanos.

Como advogado com mais de 10 anos de experiência, também foi responsável por casos complexos de violações de direitos humanos, como o acolhimento de dezenas de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, racismo, assédio moral e sexual, LGBTfobia, dentre outras questões. Tudo isso lhe permitiu desenvolver uma capacidade de análise complexa e multifacetada dos problemas, sempre em busca de soluções que promovam o respeito e a diversidade.

Gustavo é um homem gay e atualmente ocupa o cargo de Diretor Executivo (CEO) da Mosaice.

Artigos: