Neste post, veremos como aproveitar datas importantes para celebrar a diversidade e promover ações de inclusão e equidade nas empresas. Entretanto, é preciso mais do que ações pontuais em apenas um dia para efetivamente promover uma cultura de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.
Neste texto, provocamos as empresas para que as reflexões realizadas em datas específicas continuem a reverberar ao longo do ano, abrindo portas para ações mais profundas e continuadas de transformação das culturas organizacionais.
Mas afinal, qual a importância das datas comemorativas?
Sempre que há uma data comemorativa, como o Dia das Mulheres, alguém acaba falando: “Dia das Mulheres é todo dia…”. Essa frase é dita às vezes como forma de manifestar que não é apenas naquele dia que devemos abordar o assunto, o que faz sentido. Mas outras vezes, é dita em tom irônico, questionando a sua legitimidade.
Digamos então que uma coisa não exclui a outra: celebrar uma data não impede que ela seja lembrada nos outros dias. Por outro lado, celebrar anualmente uma data é muito pouco.
Pensando no ambiente organizacional, é possível dizer que não se cria uma cultura de inclusão de gênero nas empresas apenas com comemorações uma vez ao ano. Datas não são apenas para celebração e devem ser lidas como oportunidades para reflexão, amadurecimento profissional e aperfeiçoamento da equipe. Do contrário, eventuais ações pontuais sem grande aprofundamento podem ser interpretadas por colaboradores e clientes como oportunismo, diante da discrepância com uma prática do dia-a-dia pouco inclusiva e igualitária.
A diversidade como um compromisso permanente
Investir em diversidade, inclusão e equidade é a grande aposta de especialistas para as empresas no mercado atual – e por isso muitas das grandes companhias no mercado hoje têm se comprometido com a pauta.
Além disso, estudos têm mostrado que companhias que aderem à construção de espaços e práticas inclusivas tendem a crescer mais, como a pesquisa recente feita pela consultoria americana Mckinsey, que aponta que a possibilidade de uma empresa tornar-se lucrativa é 33% maior quando há colaboradores diversos em termos de gênero.
Já um estudo das Ações Afirmativas no Mundo Corporativo, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil, verifica que “a cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, observa-se um incremento de quase 4% na produtividade das empresas” e “para cada 10% de elevação da diversidade de gênero, há um aumento de quase 5% na produtividade”.
Ainda, estudos da Organização das Nações Unidas em parceria com a Organização Internacional do Trabalho mostram que a promoção de Diversidade e Inclusão nas contratações melhoram os resultados na retenção de profissionais talentosos, ajudando a consolidar equipes colaborativas e a alcançar melhores resultados.
No entanto, apesar do avanço em reconhecer a importância do fortalecimento de práticas de diversidade, as empresas têm esbarrado em grandes dificuldades para romper com os padrões e hierarquias conservadoras, travando a construção de uma cultura diversa e ambientes de trabalho mais inclusivos.
Em levantamento da consultoria Deloitte, em 2023, os colaboradores não percebem a pauta da diversidade como prioritária para as empresas: segundo a pesquisa, somente 55% dos trabalhadores percebem as práticas de ESG como prioridade.
Quais ações sua empresa pode implementar para criar uma cultura de diversidade, inclusão e equidade?
Infelizmente, especialistas têm apontado que as empresas ainda estão longe de atingir um patamar adequado de DI&E em suas organizações, ficando ainda em ações pontuais e superficiais. Percebe-se, por outro lado, a ausência de um verdadeiro incentivo a novas práticas que produzam mudanças reais na cultura de diversidade das empresas.
Para que isso seja possível, é preciso o comprometimento institucional. Não há dúvidas de que um bom início é propor eventos que discutam equidade em datas comemorativas presentes no calendário da diversidade.
Essas ações, além de trazerem informação e aperfeiçoamento, garantem a permanência e retenção de profissionais com talento e qualificação. As palestras da Mosaice, por exemplo, têm o objetivo de promover esse passo inicial nas empresas que estão comprometidas com os valores atuais, mas ainda não sabem como fazê-lo.
Algumas datas importantes para promover ações de igualdade de gênero nas empresas são:
- Janeiro (Mês da visibilidade Trans): 27, Dia Nacional da Visibilidade Trans
- Março (Mês das mulheridades): 8, Dia Internacional das Mulheres
- Maio (Mês da parentalidade): 17, Dia do combate à homofobia
- Junho (Mês do orgulho LGBTQIAP+): 28, Dia Internacional do Orgulho LGBTI+
- Agosto (Mês da visibilidade lésbica e paternidade): 19, Dia Nacional do orgulho lésbico
- Dezembro: 01, Dia Mundial da luta contra a AIDS.
Entretanto, não se pode parar por aí. É importante criar uma cultura de compromisso permanente com DI&E, o que requer práticas cotidianas. A Mosaice também pode ajudar por meio das nossas consultorias em Diversidade, Inclusão e Equidade. Com isso, será possível colher frutos em várias áreas da empresa, como:
1. Inovação: Promover perspectivas diferentes é um passo fundamental para encontrar soluções diversas. A diversidade de pensamento e experiência permite que as equipes sejam mais criativas e adaptáveis.
2. Melhor tomada de decisão e cultura inclusiva: Ao promover um ambiente inclusivo e acolhedor, a empresa consegue incorporar uma maior variedade de vozes e experiências, promovendo tomadas de decisões mais bem informadas.
3. Acesso a mercados mais amplos e melhor reputação: Ter uma equipe diversa pode ajudar as empresas a oferecer seus serviços e produtos para uma gama maior de clientes e mercados. Com isso, é possível desfrutar de uma reputação positiva, tanto entre os consumidores quanto entre os potenciais colaboradores.
Como se pode perceber, o primeiro passo é colocar na agenda as datas do calendário da diversidade da Mosaice, passando a celebrá-las e promover reflexões e aprendizados a partir disso. Em seguida, é necessário articular essas datas com ações de médio e longo prazo, evidenciando um compromisso real de mudança da cultura empresarial, viabilizando assim toda a potência que a DI&E tem para oferecer ao seu negócio.